O8/05/2010- Com direito a Navio de Patrulha BABITONGA da Marinha Brasileira, Helicópteros e aviões sobrevoando e registrando o evento, Banda da Brigada Militar a proa do Babitonga tocando “cisne Branco”, veleiros se cruzavam aguardando a largada para Tapes. E a bordo do Guapo Cmdte. Luis Fernando , Agnelo e Beto formavam a tripulação.
Previsto para as 17:00hs, a largada se deu as 17:05hs, com vento fraco Leste, protegido pelos morros largamos muito mal. Passamos lambendo a proa do Babitonga aos acordes da Banda da Brigada Militar. O final da tarde se transformou em um por do sol maravilhoso com a dança dos veleiros tentando avançar com a falta do vento. Anoiteceu logo e estávamos conseguindo nos recuperar um pouco da terrível largada, quando bateu o espírito do Tick Vigarista. Vammmmos dar uma ligadinha no motoooorrrr, ninguém esta nos enxergando nesta escuridão , e viramos o potente Yhanmar 9hp no silencio da escuridão. Ocorre que não tinha mais um pingo de vento e pela nossa progessäo só chegaríamos no nosso primeiro objetivo, Cítio em Itapuä sabe lá quando. Mas para nosso consolo logo enseguida a comissão da regata passou pelo rádio canal 65 que estávamos todos autorizados a ligarem motor para não atrazarem a largada do outro dia , pois se tratava também de regata cruzeiro, o que importava mesmo era a participação. O Beto ficou zoando o resto da regata nos chamando de gringo Tick Vigarista.
No breu da escuridão entre luzes de navegação espalhadas pelo guaíba , vimos um se aproximando,vindo a nossa popa, com velocidade superior a nossa, e então começamos a dar manete no motor, em uma velocidade de 6,0 nós , dificultavamos a passada do perseguidor que teimava em nos ultrapassar. O que ocorre é que nosso motor é de 09 hp, de um cilindro, uma belezura Japonesa, que consome menos de um litro de diesel por hora, mas a 2.800 giros está quase colocando o pistão pela descarga. Dificultada a passagem do ilustre algoz, baixamos para 2.200 giros, caindo para 5,5 nós permitindo a ultrapasagem do oponente.
09:30 hs chegamos na praia do Citio Itapuä ,ao todo tinha em torno de 60 embarcacoës. Doze lanchas que fizeram uma bela cena que fundeadas contra bordo,com a do centro servido de ancora. Três Trolers, e o restante de veleiros transformamos a enseada de Itapuä em uma pequena cidade flutuante ,com as luzes de navegação e top de mastro iluminando aquele paraiso. As 22:00hs inauguramos nossa churrasqueira, Cmdte assumiu a faina e assamos salsichão e um belíssimo vazio regado obviamente a cerveja gelada,fomos dormir satisfeitos.
09/05- 07:00hs Alvorada para largada da segunda perna em direção de Tapes, e saboreando o café da manha, noto que um Troller azul começa a se aproximar demais vindo em nossa direção, ocorre que caprichosamente o Troller de 50 pés garrou ,como quem diz ,”deixei vocês acordarem primeiro”, mas a tripulação do desgovernado navio continuava em pleno sono. Para nossa sorte ,o mesmo tinha um bote de borracha amarrado a popa, e serviu de defensa nos protegendo e dependurado na proa berrando para acordarem empurrei o mesmo para fora de nossa direção,mas imediatamente a Tininha (Clube Itapuä),que observava a operacao entrou em ação gritando, ” não manda pra cá segura aí”,mas de que jeito segurar aquele peso morto. Finalmente a tripulacäo acordou e resolveu o problema.
Largamos as 08:00hs em uma navegada maravilhosa com direito a uma massa a bolonhesa servida por Agnelo regada a bom vinho, com direito a prato enfeitado com pimentas vermelhas e queijo ralado,um verdadeiro espetáculo.
Final do dia estavamos atracados em Tapes a contra bordo do Vaihalla do amigo Cmdte Rodolfo. Esta foi uma das primeiras navegadas na Lagoa a bordo do Guapo, que devemos editar mais adiante na integra do diario de bordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário