veleiro guapo

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porto alegre, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
Luis Fernando Guapo Van de Stadt - 29,7 pés ,quilha e leme retratil-

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O PRIMEIRO VELEIRO

WIND STAR

Por volta de 1995 com 31 anos estava   determinado a      comprar  um veleiro, na época vendedor da Link máquinas e equipamentos rodoviários,o bolso andava um pouco mais folgado e comecei a investida  a procura de algo que estivesse nas minhas condicoës financeiras. Havia um Bruma 18” em oferta, mas quando entrei ou melhor  tentei entrar no seu interior, bati com a cabeça e vi que os meus 1,85 metros de altura não conportavam naquele espaço, então fui olhar os Oday 23”. Haviam  dois    em São Lourenço do Sul, um do Sr.  Pedro Estrela, que não estava  a  venda , e outro   do Sr. Ismar Ferreira ,  Arrozeiro     proprietário do TIO PATINHAS, que queria $ 10.000,00 (Dólares).   Fiquei balançado pelo  barco pois eram barcos   bem novos  e  cuidados,  mas o problema era o preco, Dez   mil não dava, Sr. Ismar ainda ofertou , “te faço em dez vezes de $ 1.000,00 (dólares), não lembro a cotação , mas certamente não era um por um, e ai era forcado demais. Então em visita ao Iate clube de São Lourenço , na ocasião para ver o Tio Patinhas, vi dois barcos ancorados, o URU 28" de propriedade do   Construtor Naval Antoninho Moreira mesmo que construiu o elegante barco de nosso renomado navegador escritor Geraldo Knippling,  e o  NATIVO 28", de propriedade do Sr Vandi Cathi, que embora näo fosse construtor ele mesmo construiu o Nativo  em sua  casa , este de  madeira Strip  pregada com as sobras das pontas de garfo inox, e fibrado casco e convés com Araldite. Bem construído  era  uma pintura de barco, mas não queria vender. Fui informado que um Senhor chamado Paulo também estava construindo este mesmo barco em madeira em sua casa , e fui até ele para ver e ter dicas e custos, para também ingressar nesta aventura de construir um barco. Este estava nos fundos de uma garagem já com o casco e cabine prontos, mas cru na madeira, e o mais interessante, é que não tinha como tira-lo de lá quando pronto, pois não  havia portão até o mesmo  ou saída lateral, acredito que quando pronto demoliria a garagem para tira-lo de lá.Mas não  importa, o que interessa é que o mesmo estava   impolgadíssimo  e orgulhoso de sua obra, e então contagiado fui até o estaleiro de Jozé Vernétti , da família dos  estaleiros  Vernéti, em Säo Lourenco.Estes controem canoas para pescadores,  escunas    todas artesanais em madeira. Os mesmos são competentes construtores que vem passando de Pai para filho a genealidade de construírem barcos fortes ,resistentes e navegáveis a anos e anos. O Zé Verneti estava começando seu próprio estaleiro, indo para o lado de barcos mais sofisticados, estava construindo duas a três lachas gabinadas com desenho muito bacana, e negociando chegamos a um valor para construção de casco e convés , pois o mesmo queria ter a experiência de construir um veleiro.E assim fechamos o começo da construção do Wind Star.
 Mas não foi fácil, levou um bom tempo para começar , e a ansiedade tomava conta , até que um dia cheguei a São Lourenço, e la estava o esqueleto de cabeça para baixo do frondoso veleiro.
Mais alguns mëses e ficou pronto a parte em  madeira e logo após cobrimos com araldite  fibrado e o barco pintado ganhou o nome de Wind Star.
O mastro foi comprado do  Balaca , filho do proprietário do Veleiro Gaudério, o mesmo casco que durante muito tempo na década de oitenta ganhou regatas até mesmo em Porto Alegre, este já  falecido teve seu barco abalrroado por uma canoa de pesca , que devido a ter sido fibrado por dentro e por fora , foi á pique pelo apodrecimento da madeira do casco.E o mastro completo com retranca estaiamentos estava no galpäo do Iate Clube de Säo Lourenco.   Contato feito com conhecido Balaca ,Wind Star já tinha mastriacäo.
Um motor  Jhonson 9.9 rabeta longa, comprado graças a indicação do Pinga Fogo do Iate Clube Guaíba   completava a embarcação .
E assim  batizava meu primeiro barco. WIND STAR 28"

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