veleiro guapo

Luis Fernando Guapo Van de Stadt - 29,7 pés ,quilha e leme retratil-

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ANGRA DOS REIS

Em 08 de novembro de 2012 saímos para mais uma navegada . A navegada dos sonhos no Paraíso, Angra dos Reis. Em uma de nossas reuniões regadas a churrasco e cerveja ,surgiu a idéia de alugarmos dois veleiros em Angra e conhecer aquele que se caracteriza como uma das regiões mais belas do Brasil. Julio Tonidandel Cmdte do Sagres, formou  um grupo que passou a  chamar COMITE  CENTRAL DA NAVEGAÇÃO EM  ANGRA DOS REIS. Trocando e mails a coisa começou a tomar forma. Dez integrantes confirmados, Julio Sagres, Rodinei Capeta, Leosinho Marie one, Silvio Mano Veio, Eduardo Gol, Irmãos Metralha Edu e Charles Beltrame, Alfredo Bin Laden, Agnelo Cavalcanti e lógico seu narrador Luis Fernando Guapo. Alvarás domésticos administrados e a navegada estava confirmada. Dois veleiros alugados do Sr. Ricardo um Francês que ficou pelo Brasil e Mora no Bracui  , nos fundos de sua residência  possui um píer com quatro veleiros para  Charter. Pegamos um Elvestron 38 pés , um veleiro Sueco com quebra gelo na ponta , cabine de popa separada e cock pit totalmente fechado , barco para Europeu , e um Cabo Horn de 35 pés com bela acomodação.
Quarta-feira 07/11-A Odisséia começou as 09:40hs no encontro da galera no Aeroporto Salgado filho , vôo previsto para as 10:40 hs  cia  Gol.  Apenas Agnelo foi pela Tam devido a Milhagens que possuía . . No vôo abrimos os trabalhos , com cerveja descontraindo  a viagem .  13:00hs já em uma  lancheria do Galeão  fizemos uma roda de Hainekem aguardando a Van e Agnelo que logo chegou.
13:40hs Embarcamos na Van , a mesma já possuía Budweiser  a bordo. Som a milhão a base de Sertaneja dos irmãos metralha e a tradicional dança Alá Rudi.la íamos nós. Chegamos as 17:30hs em um vilarejo entre Angra e Bracuì parando em Super mercado para o rancho. Bom a comissarìa como  diz Cmdte Edu era para seis meses, o Agnelo livre em um super mercado è um perigo para o bolso. 28 fardos de cerveja e discutíamos para 35,” vai faltar” diz Julinho,” mas temos vinho duas garrrafas de vodga e duas de whisky” colocava Leoisinho, não mas vai faltar. Pão para abrir uma padaria em alto mar , presunto queijo parmesão, lanche , gorgonzola de todo  tipo, mas faltou isto e vamos levar aquilo e mais isto e estávamos com quatro carrinhos lotados.

Água  quatro galaozinho , já tem bastante água no mar.  Sò que è salgadaaaaaa.
Bueno chegamos no condominio as 18:30hs  e là estava seu Ricardo para nos recepcionar.
Bela Casa , com quiosque e piscina nosso churrasco da noite já estava garantido. Ocorre que o Seguro dos Barcos não permite navegação noturna , o que nos obrigou a ocupar os barcos na chegada mas ficar  ancorados para sair no outro dia pela manha. Junto do pacote estava a contratação de um Skipper para nos acompanhar pois como somente   Rodinei e  Agnelo já tinham estado por aquelas bandas era  obvio que  uma pessoa experiente nos pouparia tempo em procurar os lugares  mais convenientes a serem visitados, pois nosso tempo era restrito de quinta a domingo.E foi nos apresentados A  Skipper e não O Skipper.Cristina uma moca   simpatissima e conhecedora  do Lugar. Em um primeiro momento foi complicado ,pois logo passou pela nossa cabeça, “uma mulher no meio de dez marmanjoes isto não vai dar certo”, e outro  já pensou na explicação em casa.” Olha meu amor a navegada estava um espetáculo a Cris já na intimidade, segurou   a retranca e o timao o tempo inteiro” , e para dormir , já estava complicado para cinco em cada  barco ,imagina uma sexta tripulante,meu Deus isto não vai dar certo..... Ocorre que a Cristina  è amiga do Chicao nosso amigo  comodoro do Iate Clube Guaíba, que esta  com seu Barco Aventura , aquele que levamos de Porto Alegre a Rio Grande a algum tempo ancorado no Bracui  e a  pedido do mesmo  ela topou nos acompanhar nesta empreitada. Extremamente marinheira acostumada a navegar pelo mundo a fora, passa o inverno navegando pelo mundo e no verão fica fazendo Charter por aqui, morando no seu Veleiro de 23 pès . . Acompanha e orienta navegações em Angra, participa de regatas , busca e leva barcos pelo Brasil a fora. Uma Navegadora por opção e profissão. Em pouco tempo já estava entrosada e para quem pensou em qualquer outra coisa enganou-se, mostrou  profissionalismo ,preocupação com a navegação segurança e acima de tudo uma bela companhia com històrias das mais variadas em suas passagens.Bom de volta ainda no  Bracui  o  nosso churrasco.   A  carne  levamos de Porto Alegre, pois nosso churrasco não tem comparação, Um belo entrecot uma costela uma lingüiça comprada no mercado publico pelo Agnelo, banho de piscina e cerveja o churrasco rolou atè a madrugada espantando o silencio daquele lugar.As três da manha ainda se ouvia a voz do Eduardo.

Sesta-feira 09/11  07:30hs Dona Cristina  já preparava a saída dos barcos com os ajudantes do Sr. Ricardo. Tudo pronto alguns já com a primeira ressaca, fomos devagarito motorando no Rio Bracui visualizando Lanchas Iates e veleiros dos mais variados tamanhos e modelos.  Casarões a beira rio com lanchas piscinas churrasqueiras, salões de festas e tudo  que se tem direito .Um pouco mais adiante  a Marina do Bracui com muitos veleiros fundeados inclusive do nosso amigo Chicao ,o Aventura que visualizamos ao longe não enchergando o Planeta Água do Fernando Maciel,que tambem criou raízes por lá,  que se tem noticias de  nunca mais conseguir ir embora deste lugar . Vai e volta para Porto alegre de avião e não consegue desencalhar o seu Delta 36 deste paraíso.Aos poucos começamos a entender o  porque.

Motorando em direção a Praia do Dentista passamos pela Ilha das Botinas , não antes da Ilha da Xucha  e ao longe nos mostrava a Casa  do Luciano Huck e do Eike Batista com seu Iate  fundeado a frente.Contornamos a Praia das Flechas e contornando chegamos a Praia do Dentista. Este nome segundo a Cristina , se deu pois o Dentista do Collor de Mello tinha uma casa ali , e foi assim pegando o nome. È  um dos lugares mais bonitos onde nos domingos aparecem lanchas de todos os lados e tem inclusive um flutuante que funciona nos finais de semana. Hoje estávamos nòs outro veleiro que chegou depois e uma lancha quase na praia.   Baixamos os botes enquanto Agnelo se esmerava no almoço duas expedições saíram a praia. Em um dos botes os irmãos metralha e no outro Julinho e Rudi.
Leosinho e Bin foram a nado retornando agarrados em uma taquara de bambu , o Edu trouxe uma  Jaca . que sò fez lambuzeira a bordo , sendo despachada mais tarde pelo Silvio .Eu e os restantes banhando-se a volta dos Barcos, um espetáculo , agua  transparente   esverdeada,uma delicia.....  Almoçamos e seguimos em direção ao Saco do Cèu  , um lugar extremamente abrigado onde passaríamos a noite. Entramos  contornando a baía e procurando uma poita para nosso pernoite. Agarrados a poita estávamos devidamente  fundeados  nos preparando para a noite. Nesta vinda viemos navegando a vela  ,pois alem da chuva que teimava em nos acompanhar um vento leste nos empulsionava em uma belíssima navegada. O jantar foi feito  individualmente em cada barco, pois continuava chuvendo. Nossa janta foi um aproveitamento do almoço e no outro grupo a coisa foi mais elaborada, Agnelo se esmerou em uma massa com molho branco . Claro assim que soube do banquete vizinho, aventurei no bote na escuridao e fui dar uma beliscada no banquete .Estava uma delicia, trazendo na volta um pouco para o resto da nossa tripulação. Naquele momento com  dois dias já  de cerveja e Wuiski , as fisionomias estavam um pouco abatidas , o Rodinei estava meio ruim , deitou cedo os irmãos metralhas intercalavam mais uma cerveja e um soninho , e eu também não estava 100%, até o momento que Agnelo preparou um cha de marcela para cura total dos guerreiros.Edu estava tomado por um espírito de DJ Edu ,colocava musicas baixadas em seu celular do tempo da onça . Estava nostálgico mas bem mais divertido que a nossa tripulação. E ali fiquei até a hora de ir dormir.

Sabado 10/11-Acordamos cedo e renovados nos encaminhamos para o novo ponto , a praia do Forte, um outro lugar fantástico, tentamos fundear perto a praia , porem o vento continuava a nos castigar, e a Cmdte Cristina não nos autorizava a fundear a contra bordo, pois os mastros poderiam se bater, e nossa idéia era de confraternização, todos juntos estávamos definidos a fazer um churrasco coletivo. Então  resolvemos ir para parte mais ao sul onde tem uma pousada e um bar a beira mar exclusivamente para nevegantes. Neste lugar  existem  poitas e um trapiche para se descer em terra, uma bela barraca  com mesas e cadeiras para sentir a terra firme. Este lugar  conhecidíssimo na região  por ser abrigado de quase todos os ventos serve de pernoite para veleiros de passagem. estar por ali .  Depois de devidamente fundeados e churrasco pronto  descemos os botes e fomos em uma escurcao  a terra. Ao nosso lado estava um veleiro Argentino com dois casais que logo em nossa chegada ficaram com olhares  desconfiados , descontraindo depois de se certificarem que estavam em boa companhia. Visitando o restaurante  conhecemos suas estruturas inclusive com aptos  e restaurante . Ali  tomamos algumas cervejas e retornamos para o barco. Combinamos  a noite eles nos buscarem de lancha para jantarmos em terra firme.  Eles possuem uma lancha para atenderem os barcos.
Foi sensacional jantamos e mais algumas cervejas fomos para os barcos aproveitar a noite estrelada. Dali onde estavamos  enchergavamos uma plataforma  toda iluminada  que aguardava fundeada hora de ir para manutenção. Lá por volta das  onze horas , isto já sábado a noite ao longe apareceu um embarcação toda iluminada , que não conseguíamos identificar, mas que pelo numero de luzes vindas das janelas se tratava de um  grande Barco. Fundeou ao longe e com festa a bordo nos fez companhia na noite. Os Argentinos foram dormir cedo, ou pelo  menos tentar , pois nossos músicos terminaram a noite cantarolando ao som de violão e gaitinha de boca.
Domingo 11/11-Mais uma vez acordamos com o barco já em movimento, o combinado era chegar cedo na Lagoa Azul, pois como se trata de domingo a expectativa é que depois do meio dia as lanchas e barcos de passeio começam a chegar e aquela famosa tranqüilidade vai para o espaço.
09:30 hs já estavamos fundeados na Lagoa Azul ,uma maravilha da natureza, um lugar paradisíaco com uma água de coloração azul esverdeada claríssima é indescritível. Lançamos os botes e fomos conhecer o lugar. Rodinei Edu e Charles foram a prainha onde tem um bar  com mesas e cadeiras amarelas da skol , se instalaram e pediram a primeira cerveja do dia na praia quase que particular.  Logo chega uma lancha de seus 34 pés vermelha  se colocando  num canto para pesca.  Em seguida vem um Iate de mais de 50 pés  com marinheiros uniformizados e um destinto casal no solariun em trajes de veraneio acompanham a ancoragem . Baixam uma lancha  da popa e se preparam para curtir o Domingão.  A leste atrás das pequenas ilhas e uma passagem entre elas , onde a profundidade é menor e se consegue enxergar o fundo como não existisse nada  a volta , somente os peixes que vem olhar os intrusos no seu habitat . As escuna trazendo turistas com musicas altíssimas começam a chegar , lanchas de aluguel também de todos os lados de todos tamanhos e de todos os estilos. A Cristina tinha razão em chegar cedo o paraíso estava sendo invadido, afinal era domingo e finalmente abriu o tempo e o Sol voltou a reinar.
Por volta de 13:00hs levantamos ancora e nos dirigimos para outra enseada já nos aproximando do Bracui, passamos pelo Frade ilha da Xuxa . Nesta enseada paramos para almoçar . Antes peguei o snooker pé de  pato do Agnelo e fui mergulhar. Confesso que nunca tive muito interesse em mergulho , porem mudei drasticamente  meu conceito. Depois que me adaptei ao equipamento e aproximando das pedras comecei a ver as mais diferentes espécies de peixes , desde um listrado amarelo e preto, um cardume parecido com corvina , uns esquisitos que se encolhem para impulsionar seu deslocamento e para fechar com chave de ouro, cavalo marinho.Estava extasiado sem vontade de retornar ao barco , a descoberta de um outro mundo maravilhoso, lindo cheio de vida e no silencio do mergulho uma certeza que nos éramos os estranhos neste lugar abençoado por Deus.
Bem almoçamos e com a idéia de chegar por volta das 18:00s na Marina levantamos ancora novamente já com saudades deste que pra mim passa a ser o lugar mais bonito do Brasil.
A vida nos proporciona momentos Fantásticos, estar navegando durante estes dias na companhia de amigos navegadores, que falam a mesma linguagem , que se divertem com os mesmos objetivos, que vibram em estar harmonicamente vivenciando a experiência simples de viver embarcado, não tem preço. Obrigado a todos e principalmente Obrigado a Deus por nos presentear com mais uma. Que venham as próximas.....
Abraços
Luis Fernando Guapo.

terça-feira, 24 de julho de 2012

TRIP BALONADA -ILHA BARBA NEGRA-LAGOA DOS PATOS

Da esq. para direita Leosinho(marie one),Cmdte Julinho,Cmdte Silvio e Cmdte Guapo

Farol de itapua-

Navegar é preciso

ilha Barba Negra- Lagoa dos Patos

Churrasco a bordo

Tentando sinal no celular

Frotilha- Landeco-Sagres-Sea Wind-Mabuia

NAVEGADA  A BARBA NEGRA

20 de julho de 2012, dia do AMIGO, saímos em mais uma navegada com o objetivo de entrar na Lagoa dos Patos.  Nosso primeiro Way Point  é a Prainha do Cítio em Itapua , Porteira da Lagoa.
Saímos as 14:00hs  e com vento  de Norte  vamos contornando a Ilha do Presídio, a bordo do Veleiro SAGRES IV , nossa Nave Mãe. Comdte Julio Tonidandel , Maria 1, Merie One  Almirante Leosinho e Luis Fernando Guapo.  Silvio  LANDECO, tendo como tripulante Marco, e MABUIA Cmde Rodolfo e Gustavo Tripulante , devem sair mais no final do dia.

Chimarrão em punho vamos ganhando espaço neste valoroso estuário chamado Guaíba.
Ao Longe enchergamos a Chico Manuel ilha do Clube Veleiros do Sul, e no rádio ouvimois a comunicação do PASSATEMPO Cmdte Adriano que em comunicação com outra embarcação informa que esta saindo também para lagoa com o plano de navegar até a próxima semana.
18:00 hs estamos chegando na Ilha do Junco nos aproximando do Farol de Itapua.
A noite já caiu a temperatura em torno de 9° C , vamos procurando nosso lugar de Fundeio.
18:30 hs estamos fundeados  próximo a duas embarcações, uma delas pelo rádio confirmando que se trata do PASSATEMPO.

No caminho já limpei um camarão que trouxe de são Lourenço do Sul, adquirido na safra deste ano e que estava devidamente acondicionado. Todos os anos compro camarão da safra , que pego direto com es pescadores na hora em que chegam da Lagoa, pago uns trocados para familiares de pescadores para tirarem somente a cabeça, descabeçarem o camarão, como eles dizem , e com água congelo em porções separadas para  facilitar o manuseio e consumo.
21:00  hs estamos com camarão quase pronto, com molho vermelho 5 minutos de cozimento, coloco creme de leite temperos, arroz e batata palha, acompanhado de vinho, ficou mais uma belíssima refeição. Confesso que fiquei preocupado, Cmdte Julio e Marie one , não param decomer, acabou o arroz e com batata palha vão pela terceira ou quarta vez servir-se. Bom ainda bem que acabou o arroz, caso contrario teriam uma congestão.
Recebemos o contato do LANDECO E MABUIA , que acabam de jantar no Iate Clube Guaíba ,e saíram em nossa direção.  Navegação Noturna Baguala.
12:30 hs depois de muito papo e vinho vamos nos recoler.
A parceria chegou as 2:00hs da manha , mas estávamos em sono tão profundo que não ouvimos nenhum movimento de sua chegada.

21.07.12- 08:00hs acordo e olho pela guaiuta e vejo MABUIA E LANDECO fundeados ao nosso lado, porem nem sinal de vida a bordo o sono é profundo.   PASSATEMPO se movimenta e da uma pequena buzinada em sinal de até mais.

Café a bordo, faina matinal e nada de movimentação na vizinhança, pão no forno , café passado frutas  nosso café  esta de  respeito. Chamamos no rádio e nada acontece, então começo a gritar , acorda macacada......., pois o Bugios estão nervosos esta manha.

Silvio abre a escotilha e  comprimenta saldosamente nossa investida: FDP ,deixa eu dormir....

A contrabordo  combinamos nossa saída, não tem nada de vento o negócio é  a motor sair devagarito no mas ,  em direção a parte sul lado Leste da Iha Barba Negra.
Com vento de Noroeste  de 14 nós vamos dando uma navegada a 4 nós. Mabuia se distancia, com pouco vento, leve bem velado ele anda muito bem, vamos conversando quase a contra bordo com Landeco que quando vai nos ultrapassar ,nossas velas roubam seu vento, e volta a ficar do nossa lado.     E uma manobra se afasta  pega seu próprio vento e vai embora. Maravilha de navegada , mesmo com pouco vento vamos curtindo a Lagoa Gélida nesta época.
13:30hs estamos ao largo da ilha, tentando chegar o mais próximo da margem.  Agora devidamente fundeados , LANDECO vem a nosso contrabordo e MABUIA vai adiante aproveitando um vento que acabou de entrar para saborear a navegada.
Descemos o bote, preparamos a churrasqueira e cerveja gelada. Hoje estou em dúvida a cerveja esta boa ,mas Marco esta exibindo um CASA SILVA CARMINERI, irresistível.
Cerveja vinho, vinho cerveja.  Vamos tomar os dois.
O churrasco estava um espetáculo ,enquanto isto, MABUIA dele bordo.  Estamos aguardando o SEA WIND  que vem de Tapes a nosso encontro. Estamos vendo lá no sul uma vela , deve ser nossos companheiros de Tapes,  Tiago e mais um tripulante. No binóculo confirmamos.  Descemos no bote e vamos em terra. Um espetáculo, uma ilha inabitada, com características de naturezapura, bela tão perto da civilização ,é um previlegio de navegadores, com dunas de areias brancas, vegetação fechada ,pássaros  cantando e marcas no chão de animais silvestres. Só isto já valeria o passeio. Subo em uma das dunas mais altas e vejo o MABUIA em Match Race com o SEA WIND. Uma belezura de fotografia.  Porem toda esta beleza contrasta na orla com plásticos de toda a forma, de chinelos de dedos a tubos e garrafas pet,é um estrago que não tem cabimento.

Ficamos entisiamados com  esta parte da ilha, porem poucas vezes  tem condições de fudear neste lado , pois com Sul predominante fica desconfortável. Vamos pernoitar aqui mas a previsão metereologica diz que este vento de Noroeste vai rondar a Oeste e na madrugada vira para Sul.

Agora os quatro barcos a contrabordo, tendo O Sagres como base, vamos ao banho quente, pois a temperatura começa a baixar e em nossa investida na ilha, foi necessário colocar os pés na água  e estava gelada pra xuxu.
19:00 hs Estamos combinando uma massa coorporativa no Sagres, com molho a carbonara , todos trazem alguma coisa , e vai pegando preço nosso jantar.  Vinho cerveja e vamos lá, a massa ficou um espetáculo, papo de Economia, Política, navegação mulheres e outros tantos , nove pessoas no Sagres consagrou nossa navegada.
21:00hs começou a briga pois com chuviscos metade dos tripulantes queriam ver a novela, Carminha de Avenida Brasil , ia pegar a Nina , um monte de barbado discutindo a novela, metade diz que não vê , mais não tira  o olho e a diversão em cima da novela rendeu a noite.
23:00 hs todos devagarinho se soltando para se recolher, Sea Wind  resolve que vai sair motorando devagarinho em direcaoa Tapes  , pois a previsão de Sul vai atyrapalhar seu retorno amanha. E assim nos despedindo vimoa  luz de alcancado ficar pequenina no breu da madrugada.
E não  deu outra as 04:00hs da matina começou a roncar o Sul, a Minuano véio  ,estava com saudades, a temperatura baixou para uns 10° C  e começou a chacoalhar.  O sagres pesa mais de 12.000 kgs, o que nos deixa um pouco mais confortável, porem o Mabuia depois nos reportou que não conseguiu mais dormir.
05:30hs um Galo meio roco cacarejou no canal combinado 13 do radio, porem como não teve retorno  voltou a dar alvorada as sete da manha.
07:00hs  Mabui chama no radio informando que esta de partida, Landeco informa que vai sair junto, e nós ficamos para sair meia hora depois, pois  a faina matinal foi maior devido a concentração da noite anterior ter sido no Sagres.

07:30hs mestra no tope e lá vamos nós traves.  Café no caminho TV ligada  vamos nos deslocando para itapua. . Fomula 1 na Alemanha  Alonzo vence .
Chimarrão na mão contornamos  ultima bóia da Lagoa Farol de Itapua a boreste estamos novamnete no rio Guaíba.
11:30hs  carne no forno Leosinho começa nosso almoço
passamos Chico Manuel , veleiro Vida La Vida chama Mabuia no rádio e cmdte Wolf  diz que vai tentar na próxima nos acompanhar.
Este nosso brinquedo é um agregador de pessoas, amigos companheiros, que so´ tem coisas boas a compartilhar.
E assim desfrutamos de mais uma bela Navegada , com esta parceria Fantastica.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cmdte Silvio LANDECO e Família em São Lourenco do Sul

Cmdte GUAPO e Cmdte LANDECO  na Perola da Lagoa

Na praia do Hotel das Figueiras,saboreando um Camarão do Bar do Silvinho, mais conhecido como Sylvinho "Cuiudo véio".Um Espetáculo a beira Lagoa.
IMEDIATAS A BORDO DA GUAPA
Procissão Nossa Senhora dos Navegantes-São Lourenco do Sul
Barcos de Pesca Veleiros,Escunas e Lanchas rendendo homenagens a Protetora dos Navegantes

LUIS GUAPO EM SANTIAGO DO CHILE

CMDTE GUAPO E IMEDIATA prestes a saborear a Centolla,uma iguaría de águas profundas e geladas ,no mercado público de Santiago -Chile

Cmdte Rudinei KAPETA e Patroa

Parceria muito Bacana em Santiago

LUIS GUAPINHO navegando em São Lourenco do Sul

GUAPINHO navegando na praia da Perola da Lagoa

Cmdte Guapo acompanhando a navegada do proeiro do Guapo

Orgulho do Veio

Lindo dia de navegada no BRISA

quarta-feira, 14 de março de 2012

LANCHA GUAPA

MAIS CONHECIDA COMO o DINGUE DO GUAPO

UM BELO BARCO PARA PASSEIOS CURTOS

AINDA COM O NOME ANTERIOR

IMEDIATA POSANDO PARA FOTO

Encontro da Vela de Sao Lourenco do Sul -2012

A popa da comisäo de Regata, Guapinho interpreta a regata a seu amigo

O encontro da vela de SLS de 2012 foi  um belo evento. Com a participacao de nove veleiros e uma lancha , o Iate Clube Guaíba foi a maior frotilha.